Upload Lisboa Pro

Estou a acompanhar o Upload Pro e desde o upload do dia 11 ta tudo mundo focado no facebook como se fosse a melhor coisa do mundo em termos de meio de comunicação. o facebook é um excelente meio, mas voce não pode comparar quantitativamente os numeros que ali mostram e os que chegam realmente as pessoas.

Imagine  uma marcas no facebook que tem 100.000 fãs. voce como agencia que trabalha esta marca de 100.000 fãs não pode dizer qeu 100.000 pessoas vão ver se voce colcoar um post, como o Merigo também reforçou na sua palestra. voce nao pdoe dizer qeu se voce postar um video, pelo menos 100.000 views voce ja vai ter.

com muitas marcas + amigos a sua wall por dia deve ser diferente pelo menos umas 100 vezes.

o facebook tem qeu ser analisado como não uma midia one shot, mas como outras midias, em termos de frequencia, se voce não planear frequencia nas redes sociais, voce nunca vai chegar nos 100.000 só porque voce tem 100.000 fãs.

as vezes uma marca com 1.000 fãs pode ter mais impacto qeu uma de 100.000fãs, depende a força e o interesse da pessoa por lembrar qeu aquela marca existe todos os dias para ir directamente na página deles ver os posts dela.

está na hora de pensar no facebook como um meio como o outdoor, não é todo mundo que passa de carro naquela rua e vai ver o que está lá impresso.

desculpa zuck eu ainda te amo.

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  1. É verdade que ninguém garante que um post lançado numa página com 100 mil fãs seja visto por 100 mil, 50 mil, ou mil pessoas. Pode ser lançado às 4 da manhã, ser uma coisa sem interesse, ter zero likes e morrer sem ninguém ver.

    Mas um post interessante, que gere likes e comentários, pode chegar até a mais do que os 100 mil que são fãs, porque se espalha pelas timelines dos amigos quando eles gostam e partilham.

    Moral da história: Uma página com 100 mil fãs, facilmente consegue chegar a todos. Um post popular aparece na timeline dos fãs muitas horas depois de ter sido publicado. Tenho posts com 280 mil impressões numa página com 250 mil fãs, regularmente.

    • A probabilidade é sim maior de acontecer num página que tem mais fãs, mas o tipo de fã tb tem importância, se são os fãs que passam 8 horas no facebook dia, se são os que partilham, se são os opinion leaders que só uma pessoa pode ter os 5.000 amigos.
      Sò disse isso para não tomarem como verdade que 3 posts por dia numa pagina de 100.000 fãs vai ter 300.000 contactos obrigatorios. faça um teste. coloque um video numa pagina de fa do faceook e veja o numero de fãs e numero de quantos viram.

      • Esse teste do vídeo já é outra história… uma coisa é aparecer na timeline o post e passarem por lá os outros, outra coisa é clicarem no vídeo para o verem realmente.

        Se um outdoor na rua tivesse um botão play onde tínhamos que clicar para ver o vídeo, os números de visualizações do outdoor e do vídeo também iam ser bem diferentes 🙂

      • *passarem por lá os olhos*

      • ta certo, errei no qeu eu escrevi, o video é outro caso, voce tem que clicar, passar os olhos é que continua a ser o metodo de medir qeu nunca vamos saber. nao se garante qeu passa os olhos num outdoor nem no facebook.

  2. Fernando Amaral para mim o que diz nao faz mt sentido. Porque eu tenho uma página com 140 fãs e uma média superior a 180 visualizações! Chegando a atingir os 300!
    Como explicar? Muito interesse?

    • calma também porque nem o qeu eu falei nem o que o fernando amaral disse são regras, são apenas pensamentos e formas diferentes de se pensar no facebook como midia, e nunca garantir numeros nenhuns.

      • Estou calmo… Mas o que me IRRITA MESMO, PÁ! tou a gozar não há nada que me irrite…

        Mas claro que concordo, mts marcas acreditam que ter 1000 fãs são 1000 potenciais clientes, quando na verdade mts pessoas clicam no “gosto” simplesmente porque sim, porque o amigo o acabou de fazer! Do estilo: “Olha a Adidas! – Gosto!”

        Mas neste momento vende-se o que as pessoas querem acreditar que estão a comprar e não mais eficaz, daí tanta empresa “especialista” em mídia social.

        E o exemplo com o outdoor é mesmo o mais eficaz!

  3. Rodolfo, não percebi onde é que não fiz sentido.

    Se tem 140 fãs e média de 180 visualizações, são poucos fãs mas pelos vistos, muito interessados no que publica.

    Isso vai contra o que eu escrevi, como?

    • Se calhar nao me fiz entender da melhor forma, apenas coloco em causa a forma como o Facebook faz a aferição dos resultados, não concordo na totalidade e não é claro para mim. Tenho dúvidas. Mas correcto um bom e interessante post multiplica-se em views chegando a projectar a própria página!

      • Deduzo que o mesmo fã pode fazer várias “views” do mesmo post, daí os números algo inflacionados.

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