Continuação do feriado..

E continua a ser tão bom ter feriado e trabalhar, que da mais tempo para ler inteira uma das minhas revistas favoritas. a MONOCLE. e escrever aqui no blog.

Lendo a revista deste mês logo no começo fala de uma das coisas qeu eu mais penso como gestor de empresas e como aspirante de futurologia nos negócios.

A monocle escreve um texto interessante sobre o lado west do mundo que funciona a base do trabalho das 9h as 17h e fala do  lado east open 24h.

o mundo esta dividido nestes dois parametros, e cada vez mais o lado west precisa acompanhar o lado east, tanto para empresas multinacionais que precisam fazer conference calls em fora de horarios como o simples luzinha vermelha do blackberry que te atormenta as 23h da noite quando seu chefe precisa que voce resolva um problema.

O que eu coloco aqui sem filosofar, mas acho ser uma opinião pessoal é qeu o SABADO E DOMINGO como são vão acabar. Não faço ideia como vai ser, mas sei qeu deste jeito não fica.

Como uma economia europeia poderá acompanhar a economia asiatica se eles trabalham 24hs? e quem estudou que trabalhar 5 dias e desncasar 2 é o metodo mais produtivo? e os horarios 9 to 5, porque é o horario mais produtivo? porque está de dia? existem locais no mundo que o dia dura mais e o outro dura menos.

A um tempo atrá na torke criamos uma estrutura 24hs, tinhamos pessoas de madrugada e outros de final de semana. não eram as mesmas pessoas, eram outras para conseguirmos dar mais resposta e sermos mais eficazes. funcionou? durante 3 meses sim, depois as pessoas nao aguentavam porque nao tinha liderança no final de semana nem a noite, eles eram “abandonados”, funcionaria se tivesse outro gestor como o diurno qeu fizesse metade do diurno e metade madrugada/fim de semana para passar a pasta dos trabalhos mais facilmente.

A pouco tempo atras cheguei a pensar em: fazer 3 semanas de trabalho e 1 de férias. meu medo é da equipa nao ir nessa, porque eu sou apenas uma formiga para mudar o mundo como ele já é…mas acredite, isso  vai mudar.

e porque nao mudar as horas? tipo só se trabalha das 15h as 22h. garanto qeu a pessoa que sai as 18h fica ate as 22h antes de jantar sem saber o qeu fazer. e de manha podia fazer desporto, resolver coisas pessoais no banco, na loja do cidadao, nas financas….

cada vez mais startups serão pessoas, 1 ou 2 e o nome das empresas/agencias será o nome da pessoa, por isso não é uma agencia que abre das 9h as 17h, é a pessoa que esta viva 24h, e só depende dela se quer ganhar mais dinheiro ou menos.

 

é muita coisa pra pensar. só sei que sabado e domingo como são, desanima. domingo depois das 16h começa a depressão, segunda é o kaos pra semana e sexta é o dia feliz. e isso se chama rotina.

    • Nuno Seabra
    • 6 de Março, 2011

    E que tal adoptar os horários que se praticam nas recepções dos hotéis que trabalham 24h/dia.

    Há o horário
    * da manhã – 7h30 às 16h (com 30m de almoço)
    * o intermédio – 10h30 às 19h (com 30m de almoço)
    * da tarde – 15h30 às 24h (com 30m de almoço)
    * e o noite – 23h30 às 08h (com 30m de almoço)

    Bom fim de semana/feriado Sr. Dr.

  1. eu sinto isso na pele, são 3.27h e aqui estou eu. Mas a vantagem é que amanhã até quarta posso estar a curtir o meu carnaval em sesimbra com os amigos que chulam os paizinhos. =D

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: