A analise matemática do CCP (clube de criativos de Portugal)

O tão esperado post chegou. O ranking e pontuações do CCP baseado na soma total de todos os trabalhos, feito por mim.

Não é um post para criar amigos, nem inimigos e nem ser uma analise parcial do clube dos criativos. Aqui seguem informações baseadas na lista divulgada nos medias.

Depois do informativo, segue uma analise de André Rabanea, com um toque de humor e dicas para o melhoramento do clube.

De acordo com a pontuação total aqui temos os 30 “grupos” mais criativos de Portugal de 2010/2011 e as 30 agencias mais criativas.

*Estes pontos contabilizam os pontos de auto promoções e caracter sem fins lucrativos, por isso terá  diferenças.

**Relembrando que o CCP por regulamento não pontua (e faz sentido) as autopromoções.

é fixe ver assim não é? agora voce que está nesta lista pode dizer que é um dos 30 mais criativos de portugal! que chique.

agora vamos lá por categoria analisar as top5 agencias. voce que é cliente é fácil, quando for escolher uma agencia para participar num concurso, venha ao meu blog e escolha o top5 para participar…ou se nao tiver pachorra, escolhe logo o primeiro.

A pontuação foi dada com a soma de todos os pontos ganhos na competição.

Top 5 Digital!

Top 5 Relacional:

Top 5 Ativação:

Top 5 Meios:

Top 5 Design:

Top 5 Publicidade:

Agora se quiserem fazer um anuncio na meios e publicidade com estes resultados podem depois colocar lá a fonte: *blog do rabanea ou *um miudo na comunicação.

Imaginem agora o FMI chega no mundo das agencias e recebem estes números. A primeira pergunta que vão fazer é: porque no top 30 não está a Proximity? Mccann? Wunderman? Jwt? DDB? e porque tem agencias de meios na frente de agencias como a BAR? Porque as 2 agencias que facturam mais em Portugal não estão no top de criatividade? será que a criatividade aqui não vale?

Porque tem uma agencia solamente espanhola no top30 das agencias de Portugal?

ALguem já parou, colocou todos os dados num excel e ficou a pensar nisso em termos de gestão de um festival? deveriam! A vida criativa não é só fumar ganzas, comer estagiárias e ter amigos no facebook, se queremos melhorar o sistema, as métricas o próprio clube temos que parar e pensar. mas pensar profundamente.

Depois de uma rápida analise que fiz tirei aqui algumas conclusões que servem de sugestões.

Como presidente do juri em marketing relacional notava uma distancia  que existia entre votarmos prata ou ouro. Prata era mais fácil de dar, ouro tinha que ser a puta da loucura em termos de criatividade, inovação e do melhor qeu já se viu no mundo inteiro…. bronze então, mais tranquilo, sem culpas e uma coisa engraçadinha chegava lá. Então se votamos assim, porque os pontos não são dados com este mesmo critério? Não podemos ter o ouro a valer 12, prata 9 e bronze 6: um ouro não vale 2 bronzes!

Se formos analisar matematicamente e justamente podemos nos inspirar na formula 1, no futebol, nas olimpiadas…. se quiserem aqui segue uma sugestão: Ouro 12, Prata 6, bronze 3, short 1: 1 ouro = 2 pratas = 4 bronzes = 12 short list. 1 prata = 2 bronzes e 1 bronze= 3 short list.

Outro Ponto: Não se pode dar o titulo de agencia do ANO se não existir o mesmo número de categorias por area! por exemplo: ativação tem 3 categorias! e design tem + de 30. então se voce é uma agencia de design a sua chance de ganhar como agencia mais criativa de Portugal é 10 vezes maior que uma agencia de ativação.

Sugestão: nas areas macros, tem que existir o mesmo numero de categorias, ou se for impossível (vejo que é dificil) pois design tem muito mais variantes que Ativação ou digital, faz se o seguinte: vamos pontuar  as 5 primeiras agencias em cada area como mostrei aqui no meu blog com pontuações para o top 5 e depois soma se estes pontos e ve qual foi a agencia mais criativa do ano como um todo. assim também evitamos que o mais rico ganhe! que o que inscreve mais ganhe!

Eu quero fazer parte da mudança. estou aqui para ajudar a mudar. espero que alguns não tenham ficado ofendidos e sim que tenham acordado para o bem da criatividade em Portugal.

Enquanto usarmos o ptfolio para falar mal um dos outros, isso aqui fica na mesma.

Temos trabalho e capacidade para partir a loiça aos espanhois, franceses, italianos, alemães….mas temos que estar nesta merda juntos.

fui….que venham as criticas.

    • m
    • 15 de Maio, 2011

    O B R I G A D A .
    Este post merecia um Prémio (sem inscrição mas, definitivamente, com Categoria Única.)

    • Pedro F
    • 16 de Maio, 2011

    Curiosa analise. Acho que tens toda a razão em relação à equivalência metais = pontos.
    Em relação a porque não aparecem certas agencias no TOP ha duas razões, a 1• é que nao fizeram bom trabalho ou por restrições de Budget não poderam mandar tudo o que tinham. A 2• é porque decidiram simplesmente não inscrever como por exemplo a FCB , TBWA e Y&R. Em relação a qualidade do nosso trabalho comparada com outros paises estas bastante desinformado.Espanha, França e sobretudo Alemanha estão definitivamente muitos furos acima, sobretudo se olharmos para o trabalho mais interactivo e digital. Ja a Italia nunca teve grande publicidade o que é para mim um misterio porque sempre tiveram artistas e designers de renome mundial e budgets mais do que suficiente para fazer trabalho a sério.
    Mas a tua análise é interessante. Bom trabalho e seneu fosse do CCP (ja náo sou desde há alguns anos) olhava para o que escreveste com atenção.

    • Olá Pedro obrigado pelo comment. digo isso sobre os outros paises porque no ano passado acompanhei alguns brasileiros em cannes e fiz um projecto de analise criativa para alguns clientes e viajei pela europa toda a procura de paises inovadores e criativos em termos de guerilha e publicidade. entendo que voce pode ache que frana e alemanha esteja na nossa frente….mas so se for em quantidade, mas qualidade fazemos o qeu eles fazem já. a 5 anos eramos mais atrasados, mas agora a internet nivelou…em frança falei com a tribeca, eurorscg, espanha falei com shackelton, leo burnett…..enao senti esta distancia como fala..mas é isso…opiniões boas de partilhar…

    • Hugo
    • 16 de Maio, 2011

    Dizer q a melhor agencia do ano é a mais criativa é o mesmo q dizer q o melhor bolo do ano é o q tem mais açúcar! A criAtividade é um meio e não um fim em si! Evoluao e saiam da zona de conforto isto assim é um clube de amigos que não tem colagem as necessidades do cliente. E sem clientes não há agencias. Uma agencia não pode ser um atelier artístico em q a criatividade é o único parâmetro. E depois queixem-se q a vida vos corre mal… a crise… blá blá blá

    • isso Macedo, por isso qu eesta foi una analise taotalmente olhando para estes numeros e não para outros.

    • PP
    • 16 de Maio, 2011

    bela análise, André.
    Agora vou torturar estes números até eles dizerem o que eu quero que eles digam.
    Só depois é que faço o anúncio na meios😛

    • joao geada
    • 16 de Maio, 2011

    Boa André. Tenho algumas coisas a acrescentar mas fica para depois. Abc

    • Freitas
    • 16 de Maio, 2011

    Lindo é o Portal da Fruta da Compal feito pela Fullsix ter ganho prata…basta navegar no site durante 30seg para entender que é um trabalho mediocre que nem shortlist merecia.

    • Goncalo obrigado pelo feedback. mas pra falar mal, já existe lá o ptfolio heheheh aqui avmos tentar construir algo melhor

        • Freitas
        • 16 de Maio, 2011

        Andre,

        Enquanto sites como o Portal da Fruta ganharem Prata, não há espaço para construir nada de sólido no CCP, pois este tipo de resultados não transmite nenhuma credibilidade ao evento. Convido-vos a visitarem o site.

        http://www.compal.pt/

        O Clube necessita de muitas modificações, actualizações e que acima de tudo não apresente a postura de um clube de amigos.

    • Ana C
    • 16 de Maio, 2011

    Acho uma análise muito interessante, no entanto, ainda que ponha a descoberto fragilidades do CCP e faça um apelo aos supostos “gigantes adormecidos”, acho que face a alguns resultados temos de nos estar cagando para ptfolios e subtilezas, deixarmo-nos de compadrio e puxar mais pelos tomates de quem cria: aí só vai doer a quem ficar de fora, porque se é bom, tem de provar para estar na fila… se não é, venha quem vier, nem na baínha da shortlist deve ficar (seja trabalho de uma agência newcomer ou trabalho sacado lá do salão de tertúlia dos Mr. Draper da vida).
    Prémios fazem agências e fazem carreiras, mas a exigência que se fizer sobre os projectos e candidaturas deve ser reflexo daquilo que objectivamos e invejamos, até, para o mercado. E esse é um campo da exigência do CCP tem sido muito “abstrato”, o que, infelizmente, não passa para uma análise Excel. Ainda sem verificação numérica, este factor devia ser bem preciso e claro para todos. Membros e júris.
    Vamos acreditar que para o ano vem um Excel junto com um Powerpoint com uma análise porreira, em sinal de que a coisa melhorou😉
    Obrigada, Miúdo.

    • pedro
    • 16 de Maio, 2011

    Eu nem estou em nenhuma agência, nem ligado a publicidade mas adorei este comentário. Especialmente porque o seu autor diz “vamos tentar construir algo melhor”. Esse tipo de critica é muito difícil de encontrar em Portugal, é a chamada critica construtiva. Muitos Parabéns!

    • Fred
    • 16 de Maio, 2011

    Eis a questão que o André, parece-me a mim, quer colocar:

    enquanto nós, profissionais da área, não valorizarmos a criatividade de forma…’valorizável’, como é que Clientes e marcas vão fazê-lo?

    Se existe um organismo que promove e enaltece a Criatividade em comunicação como o CCP. este deverá fazê-lo de forma a que se premeie, de facto, o que melhor se fez. Como já foi dito por aqui e nas redes, como é que agências como a Mccann, a JWT, a Ogilvy, etc, etc, etc, não têm aqui representação? Não fizeram nada durante um ano? Claro que não.

    O método de inscrição/votação do CCP, é um método. Com pontos positivos e negativos. É o melhor? não sei. Já dizia o Churchill: “a democracia é uma merda, mas é o melhor que temos”. Mas não sei se se aplica aqui…

  1. André, parabéns!
    Como se fala no Brasil; você é o cara!
    $UCE$$O!
    Abs,
    Accioly

  2. Boa André! Bem esgalhado.

    Abraço😉

    Rui Vieira

  1. 29 de Maio, 2012

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