Importância de cannes para os brasileiros vs. portugueses

já falei isso para algumas pessoas mas queria partilhar as diferenças gigantes que existem entre Portugal e Brasil quando falamos de festivais, criatividade, premiação e colaboração.

Vamos falar especificamente de cannes pois é o qeu estou mais em contato ultimamente.

Quando saiu a noticia que fui escolhido para ser um dos juris de cannes, escolhido por Portugal tive o prazer de receber por volta de 3 emails portugueses dando parabéns pelo feito, tive também likes no facebook e outros. já estou 8 anos em Portugal e toda minha carreira profissional só é conhecido mesmo em Portugal. por curiosidade um dos jornalistas do Clube de criação de são paulo, sabia que apesar de eu ser juri por portugal, eu era brasileiro. e colocou uma notinha no site. em 3 dias devo ter recebido uns 50 emails.

foi aí que percebi que algo se passava no brasil com cannes, a importancia deste festival e o mais engraçado, a importancia que os clientes dão para isso, pela criatividade e por ser uma agencia ou trabalhar com uma agencia onde o diretor criativo já ganhou cannes. isso nada mais é que reconhecimento pela criatividade, sendo o principal evento de criatividade mundial.

 

em conversa com algumas pessoas que entendem do assunto perguntei: porque portugal tem direito a 5 e o brasil a 15 juris?

e foi me informado que a quantidade tem a ver com: dinheiro investido no ano que passou + pontos que o país teve com premiações.

então vamos ser inteligentes: se um país vai muito bem num ano e investe no festival, no próximo ano teremos mais peso e maior quantidade de jurados…como se fossem deputados que quanto mais votos o partido tem, maior direito de coloca-los espalhados pelo país o partido tem direito.

Cannes para o brasileiro acaba sendo algo de comparação entre os criativos, que também ditam o salário que aquele pessoa recebe. para ter uma ideia, passei o mês de maio inteiro no brasil, e tive a oportunidade de conhecer a maioria dos juris brasileiros. e é claro em todos a mesma mensagem: temos que nos ajudar para o brasil ter mais sucesso! todos pensam individulmante como deveria ser, mas não esquecem qeu é importante que o brasil ganhe mais! para ter mais importancia no mercado mundial. e aí que eu sent uma coisa engraçada: a jornalista do clube de criação de são paulo tem colocado que alguns juris brasileiros estão aberto a ajudar as agencias qeu estão inscrvendo peças, ajudando no sentido de olhar, dar opinião e no festival pelo menos saber que o case é brasileiro.

em portugal falei com um jornalista porqeu nao faziamos isso, ele disse que era corrupção! Conversei rapidamente com outro juri portugues para pensarmos em como ajudar portugal e depois fico sabendo qeu ele acha que estou querendo fazer esquemas…hehe por isso culturas são diferentes…mas uma coisa é clara: todos os paises estão se ajudando, porque portugal não? depois reclamam qeu as contas grandes voltam para inglaterra, esoanha e outros e que só fazem alinhamento internacional. porque portugal não está no mapa da criatividade, mas podia estar porque tem gente competente qeu ja mostrou o potencial várias vezes…mas precisamos mais!.

resumindo e daqui pra frente: vou utilizar a camisa da seleção portuguesa todos os dias no festival, independente se querem fazer a parte de vocês eu irei fazendo a minha que é tentar ajudar o maximo a empurar portugal no mapa da criatividade. defender o qeu criamos localmente.

e fica aqui o recado: se quiserem enviar trabalhos portugueses de direct para mim para dar minha opinião e se acreditar no projeto poder ajudar: contem comigo. lembrem: as vezes um trabalho muito bom, genial mas mal defendido pode passar ao lado.

ps. nos outros posts irei mostrar alguns trabalhos de direct que mais gostei na minha visita as agencias brasileiras.

 

  1. Mas é claro que os jurados devem dar opinião e ajudar. O próprio Festival ajuda as agências que submetem trabalhos, dando dicas e explicando qual a melhor forma de defender o seu trabalho.

    Como se pode ver aqui: http://www.canneslions.com/inspiration/videos.cfm?media_id=1729&tag=108&pg=1#start

    Parabéns pela atitude, André. E boa sorte Portugal.

    • Filipe Bento
    • 30 de Maio, 2012

    Es grande André. É preciso é coragem para se defender aquilo que é nosso!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

